Como Funciona

OBJETO

O Planeta Jovens é um programa de formação cidadã protagonizado por jovens de escolas de ensino médio, profissional e superior, que, comprometidos com o futuro do planeta, irão compartilhar e construir experiências, ideias, realizações e projetos nas áreas sociais, tecnologia, cultura e inovação.
O programa é formado por uma jornada no metaverso, misturando atividades presenciais e online, em um universo lúdico seguro, capaz de ser transformados pelas ações tomadas pela juventude que habita essa realidade mista, estimulada com governança dos seus próprios habitantes.
A jornada se encerra com a construção de entregas que podem melhorar problemas encontrados no mundo real.
O projeto foi idealizado pelo Iracema Digital e desenvolvido pelo Instituto Bojogá de Inovação em Jogos e Criatlo.

OBJETIVO GERAL

Criar um programa de desenvolvimento de jovens para despertar o senso de responsabilidade com o futuro do planeta, aumentar a auto-estima, o espírito de solidariedade, liderança e felicidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Provocar no jovem um novo empoderamento, conscientização e autoconhecimento para a construção de futuros melhores para si e para o Ceará.
  • Oportunizar jovens a conhecer e aprender o novo, mostrando sua capacidade transformadora
  • Apropriar o jovem de seu papel social de pertencimento para a transformação positiva de seu território para as futuras gerações
  • Gerar ambientes de fruição, experiência e troca de saberes e vivências em cenários de futuro

PÚBLICO-ALVO

Jovens de escolas de ensino médio, profissional e superior. Espera-se ter o número médio de participantes abaixo:

  • 500 PESSOAS NO IFCE FORTALEZA
  • 3500 PESSOAS NOS CAMPI
  • 5000 ONLINE

METODOLOGIA

O Planeta Jovens acontecerá no Metaverso, isto é, de forma REAL e VIRTUAL. A figura abaixo apresenta a dinâmica do programa e seu ciclo virtuoso. O evento presencial inicia um movimento de fruição, diálogos e encontros, com troca de experiências e protagonismo jovem. Acontece de forma presencial, com a apresentação dos projetos de jovens para outros jovens, nas linguagens mais faladas por eles.

Após o evento daremos um novo passo no projeto, iniciando uma jornada gamificada cuja narrativa levará os jovens a resolver problemas em um mundo alternativo, como em um jogo, com desafios e recompensas. Chamamos essa fase de EMBARQUE para ao Metaverso.
Usando as redes online, esses jogadores e seus avatares irão formar conselhos, suas leis e resoluções para esse novo universo, com suas regras e soluções. Haverá momentos onde mentores irão ajudar a desenvolver o pensamento dos jovens em desenvolver as soluções para os temas propostos para o ciclo corrente.
Os jogadores que acabarem desenvolvendo os melhores trabalhos, ideias, produtos e projetos participarão dos debates no Metaverso, convencendo a sociedade na fase de desembarque, que acontece em evento no mundo real, a Feira do Conhecimento.
Esses e outros trabalhos de destaque são apresentados em um novo evento e assim o ciclo se reinicia.

A primeira etapa do Planeta Jovens é um convite a todos os jovens cearenses a um reencontro presencial depois das férias escolares. Com energia e vontade, estudantes do Estado do Ceará irão organizar nas sedes das suas próprias unidades escolares um evento presencial apresentar

  • Mostras de projetos sociais e de tecnologia
  • Campeonatos de Jogos e Robótica
  • Apresentações de arte e cultura
  • Debates sobre temas da atualidade
  • Espaço para empreendedores jovens
  • Workshops e oficinas temáticas

TRILHAS TEMÁTICAS

A metodologia da fase online do Planeta Jovens é pautada nas metodologias ativas de aprendizagem, através da análise e resolução de problemas e a investigação do mundo ao nosso redor como pano de fundo para as problemáticas abaixo abordadas

  • TRANSFORMAÇÃO DIGITAL – como as novas tecnologias podem diminuir o abismo digital entre as pessoas?
  • TRANSIÇÃO ENERGÉTICA – como podemos ser mais sustentáveis usando recursos naturais alternativos?
  • ECONOMIA DO MAR – de que forma podemos usar melhor nosso recurso mais valioso?
  • ESCOLA DO FUTURO – como seria a escola pensada a partir da perspectiva dos jovens?
  • SAÚDE DIGITAL – como podemos usar a tecnologia e a inovação para cuidar melhor das pessoas?
  • MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE – como os conceitos de equilíbrio envolvem seres humanos e a diversidade do nosso Planeta
  • ARTE E CULTURA – as manifestações que nos tornam cidadãos sensíveis e melhores

FASES DO PROGRAMA

Será criado um Metagame com o propósito de construir um ambiente seguro para que os jovens possam criar suas soluções, a partir de narrativas gamificadas. Veja abaixo como funciona o embarque no Metaverso do Planeta Jovens:

  1. FASE 1 – PASSAPORTE (inscrições)
  2. FASE 2 – EMBARQUE (presencial nos IFCE)
  3. FASE 3 – CHECK-IN (seleção)
  4. FASE 4 – JORNADA ONLINE (metagame)
  5. FASE 5 – DESEMBARQUE (Feira do Conhecimento)

QUEM VAI HABITAR O PLANETA JOVENS?

 

  • CIDADÃO – Jovens que se inscrevem no Programa e se beneficiam das atividades do Planeta
  • TRIPULANTE – Cidadãos selecionados para a gestão do Planeta Jovens e proposição dos entregáveis
  • COMISSÁRIO – Jovens colaboradores que realizam atividades com os cidadãos

O QUE ENTREGAREMOS

MANIFESTO DO FUTURO
Proposições para as novas gerações
PROPOSTAS
Soluções para as trilhas
PLANO DIRETOR DO PLANETA
Modelo para Cidades Inteligentes
ATIVIDADES INTERATIVAS
Jovem ensinando jovem

O QUE OS JOVEM VÃO LEVAR PARA SEU FUTURO

  • experiências
  • saberes
  • solidariedade
  • visão empreendedora
  • ética

FERRAMENTAS COM A CARA DOS JOVENS

 

DOCUMENTOS NORTEADORES DO PROGRAMA

  • Plataforma de Desenvolvimento Ceará 2050 – SEPLAG/GOV-CE
  • Plano de Ação Agenda 2030 – ONU
  • O Futuro é das CHICS – Instituto Brasileiro de Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis
  • Pensamento Criador – muito além da criatividade. Silvio Ramos Evangelista, 2a edição, 2021